top of page
  • petlicbiospo

História do Pensamento Evolutivo

Atualizado: 18 de ago. de 2020

Por: Gabriela Baptista da Silva, Igor Fonseca Torrente e Vitória Ribeiro Conrado da Silva

Texto publicado em 04/06/2020


Biologia (bio= vida / logia=estudo) é o ramo da ciência que estuda os seres vivos. Características morfológicas e fisiológicas variam muito nos organismos e, em última análise, permitem que eles interajam uns com os outros e com o meio, sobrevivam e se reproduzam em muitos ambientes diferentes. Desta forma, de geração em geração, eles permanecem existindo ao longo do tempo. Entretanto, os seres vivos são muito diversos e entender a variação da diversidade dos seres vivos ao longo do tempo e suas relações de parentesco constituem-se em importantes pilares da biologia consolidadas nos estudos de EVOLUÇÃO.


Ideias a respeito da natureza e da origem geral das coisas, e dos seres vivos em particular, bem como eles mudam ao longo do tempo vêm sendo formuladas desde a antiguidade. Essas ideias podem ser organizadas em quatro áreas diferentes do conhecimento que contribuem para o entendimento da história do pensamento evolutivo: história da terra, história da vida, mecanismos de evolução e desenvolvimento embrionário e genética.


Essas diferentes áreas se desenvolvem paralelamente e muitas vezes geram informações que podem responder diferentes tipos de questões. Desta forma, podemos estudar a história do pensamento evolutivo considerando-as separadamente ou tentando integrar suas ideias (mesmo que elas não tenham sido geradas de forma necessariamente articulada). A tarefa não é fácil, mas o site “Understanding Evolution”, desenvolvido e mantido pelo Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia e o Centro Nacional de Educação de Ciências (instituições americanas), divide didaticamente a história do pensamento evolutivo em três momentos principais que usaremos nessa atividade.


 

A "EVOLUÇÃO" DO PENSAMENTO EVOLUTIVO


O primeiro período é aquele ocorrido pré-1800 e poderia ser considerado a época da sistematização das primeiras ideias e investigações sobre anatomia comparada (Andreas Vesalius), teologia natural (William Harvey e William Paley), nascimento da paleontologia com os estudos de fósseis (Nicholas Steno), classificação biológica (Carolus Linnaeus), estudos da terra antiga/geologia (Georges-Louis Leclerc, Comte de Buffon) e ecologia de populações humanas (Thomas Malthus).


O período entre 1800 e 1900 já se caracterizou pelo lançamento de ideias e investigações sobre as extinções (George Curvier), concepções iniciais sobre evolução (Jean Baptiste Lamarck), similaridades do desenvolvimento embrionário (Karl von Baer), bioestratigrafia (William Smith), uniformitarianismo (Charles Lyell), segregação de caracteres discretos/genética (George Mendel), evolução por meio da seleção natural/Teoria da Evolução (Charles Darwin e Alfred Russel Wallace), evolução e desenvolvimento embrionário (Ernst Haeckel), biogeografia (Wallace e Wegener), evolução humana e os hominídeos (Thomas Huxley e Eugene Dubois), cromossomos e mutação/genética (Thomas Hunt Morgan).


O período pós-1900 trouxe outras ideias incluindo aquelas sobre mutações aleatórias e mudanças evolutivas (Ronald Fisher, JBS Haldane e Sewall Wright), proposição da Síntese Moderna da Teoria da Evolução (Theodosius Dobzhansky), especiação (Ernst Mayr), DNA/Biologia Molecular e a linguagem da evolução (Francis Crick e James Watson), datação radiométrica (Clarir Patterson), endossimbiose (Lynn Margulis), EvoDevo (Stephen Jay Gould) e semelhanças genéticas (Wilson, Sarich, Sibley e Ahlquist).





 

Para conhecer e entender a importância de cada uma dessas ideias os convidamos a estudar conosco!


Para isso basta entrar nos links indicados abaixo e ler cada uma das áreas disponibilizadas no site “Understanding Evolution”. O site está em inglês mas você pode habilitar a tradução automática bastando clicar no botão direito do mouse e escolher “traduzir para o português”! Sinta-se à vontade para conhecer todas as ideias ou apenas aquelas que mais te chamaram a atenção! Você é livre para decidir! Mas lembre-se de usar as perguntas norteadoras disponíveis na área “roteiros”!


Link de acesso ao site “Understanding Evolution": https://evolution.berkeley.edu/evolibrary/article/0_0_0/history_01


 

Referências bibliográficas


RIDLEY, M. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006



University of California Museum of Paleontology. Undestading Evolution. The History of Evolutionary Thought. Disponível em: <https://evolution.berkeley.edu/evolibrary/article/0_0_0/history_01>. Acesso em: 01 de jun. de 2020


 

Grupo de Estudos


Caso você tenha interesse em discutir sobre esse tema, venha participar de uma videoconferência no dia 11/06/2020 às 17h.

Link da vídeoconferência:

Link da videoconferência( Parte II):

Caso você queira participar de um grupo de Whatsapp para saber mais sobre os próximos posts, entre no link a seguir: https://chat.whatsapp.com/FHmGd9CFZaaHfuIj6SfuC7

 

Caso você queira saber mais sobre o grupo PET da Licenciatura de Ciências Biológicas do IFSP - São Paulo, entre no link a seguir: https://petlicbiospo.wixsite.com/petbio

 

Faça login e deixe um comentário (sugestões, dúvidas, curiosidades ou qualquer coisa que você deseja compartilhar conosco)



145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page